Psicoterapia para quê?
Se a psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, a psicoterapia é a aplicação profissional e técnica dessa ciência.
Quem busca a psicoterapia, busca por mudanças (sobre como se sente ou vê o mundo) ou como tratamento auxiliar (para emagrecer, para treinar habilidades ou fazer um planejamento de vida).
Sabemos que mente e corpo são uma coisa só. Pensamento influencia comportamento e sensações, e vice-versa.
Penso em alguma coisa que me deixa triste ou com ansiedade. Daí, sinto sensações de desconforto que desencadeiam no corpo sintomas como dores e desconforto.
Ou…
Sinto algo desconfortável no corpo. E então, penso em algo relacionado à tristeza ou ansiedade que me vem quando tenho essa sensação no corpo.
A psicoterapia vem para quebrar esse padrão e ajudar a reconstruir de modo saudável.
Como funciona?
A psicoterapia é uma prática psicológica que visa auxiliar o cliente com suas questões e angústias sobre a vida e o viver.
Existem diversas abordagens, todavia o que mais importa na psicoterapia não é a abordagem, mas sim o modo como ela é conduzida pelo profissional.
Os alicerces da psicoterapia
A técnica que utilizamos é a Psicoterapia Analítica Funcional, e em resumo ela funciona da seguinte maneira:
Questão/angústia
O cliente procura pela psicoterapia afim de tratar alguma questão, amenizar ou eliminar uma angústia que vem sentindo.
Melhoria
Durante o processo o cliente consegue amenizar esse sofrimento que o angustiava.
Compreensão
Com a melhoria vem a necessidade de compreender funcionalmente para que possa aplicá-la sempre que necessário.
Como é o processo?
Durante esse processo, na relação entre o psicólogo e o cliente ocorre a observação, a promoção e o reforçamento de comportamentos para que ocorra a melhoria.
Bem como sempre terá a avaliação do psicólogo sobre o impacto da intervenção e o fornecimento de interpretações e estratégias para que o cliente tenha a compreensão afim de generalizar seu comportamento de melhoria.
Observação
Para o psicólogo entender como e o que aflige o cliente, ele terá que observar por meio de relato, como é a interação do cliente com o seu meio.
Promoção
Quando ele tiver uma breve compreensão, começará a fazer breves intervenções afim de evocar os diversos comportamentos que o cliente pode emitir.
Reforçamento
Com os comportamentos emitidos, o psicólogo reforçará aquele que melhor se adequar às necessidades de melhoria do cliente.
Avaliação
A todo o momento que o psicólogo intervir, ele fará uma avaliação dessa intervenção afim de verificar se ela está na medida e possibilidades do cliente.
Compreensão
Ao ocorrer o comportamento de melhoria, o psicólogo junto ao cliente proporá reflexões afim de que ele possa generalizar sua melhoria e se tornar independente da psicoterapia.
Psicoterapia e neurometria
Se já sabemos que comportamento, pensamento e sensações no corpo estão andando lado a lado.
Fica fácil entender que se tratarmos os comportamentos e termos ideia do que acontece no corpo, a psicoterapia pode ter seus resultados impulsionados.
Para isso podemos usar a neurometria à nosso favor. Ela consiste em obter informações através dos sinais vitais como frequência respiratória, cardíaca e cerebral.
Ajudando a entender tanto o que sente quanto o que acontece com você, a psicoterapia é fortalecida na busca de um resultado satisfatório.
Agende uma consulta e faça sua avaliação para o tratamento. Clique no botão abaixo para ver o contato: